Arquivos da categoria: Vivendo e Aprendendo

Descubra o significado das marcas esportivas

marcas descubra nike Irmãos Adidas e Puma:

Os irmãos Dassler se separaram e decidiram criar empresas esportivas diferentes. Adolf “AdiDassler, mais conhecido como Adi (daí o nome), decide fundar Adidas, enquanto seu irmão Rudolf decidiu usar o apelido da sua juventude, Puma, para criar a sua marca.

Nike, Deusa Grega da Victoria

A marca esportiva Nike adquire seu nome da deusa grega da Victoria, representada na famosa estatua alada de Samotracia. A marca foi criada em 1972 por Phil Knight e Bill Bowerman. Seu simbolo foi inspirado em uma das asas da deusa grega.

Reebok é uma gazela

Essa empresa fundada em Bolton, Inglaterra, recebe seu nome de ‘rhebok’, nome de uma variedade de gazela africana.

Joma filho de Fructuoso

A marca espanhola esportiva mais importante foi fundada em 1965. O nome se deve a JoManoel (Jo ma), o primogênito de Fructuoso López, fundador da empresa.

Umbro, os irmãos

A marca Umbro procede da abreviação de Humphreys Brothers, seus fundadores. No inicio era Humbro, perdendo o ‘H’ depois de alguns anos.

Kappa, letra Grega

A decima letra do alfabeto Grego é também uma marca de roupa e material esportivo de origem Alemã. Originalmente a ‘k’ grega apareceu em uma etiqueta com a expressáo inventada ‘K-Kontrollen'(controles). Mais tarde uma divisão de seus produtos era denominada com a nomenclatura Kappa.

Asics é um proverbio em latin

São as siglas da frase em latinAnima San In Corpore Sano” – Alma sã em corpo são. Uma frase que se juntou ao mundo do esporte desde a antiguidade e que perdura a seculos em nossa cultura.

Corrida de rua, 2 anos e 90 kilos a menos

90 kilos a menos

O vivendo e aprendendo apresenta a história do Fernando Martins, Paulistano, que mora a 3 anos em Brasília. Sua história com a corrida de rua  e vida saudável começou com a vontade de melhorar sua qualidade de vida e perder os quilos a mais, ele já tinha tentado de tudo para emagrecer, mas nada deu certo, depois de muito esforço, dedicação, treinos, muita corrida de rua 2 anos e 90 kilos a menos ele está alcançando seus objetivos.

 Vida nova

Tudo começou com a cirurgia bariátrica em Abril de 2012, nessa época seu peso era de 175 kilos, a cirurgia bariátrica foi o gatilho para iniciar sua mudança de vida, após o período de recuperação, ele seguiu todas as recomendações médicas e sua recuperação foi tranquila, não houve incidentes. No fim de maio de 2012 já estava liberado pelo médico para atividade física, a partir desse momento o médico disse:  Agora é vida nova.

Pois bem, ele estava decidido e foi em busca da sua vida nova, começou a caminhar 2 vezes por semana (40 minutos) no parque da cidade em Brasília, também começou musculação e natação. Inicialmente ele procurou muita informação na internet, pesquisava sobre todas as dicas e assuntos que amigos e outras pessoas comentavam, leu muito sobre o mundo esportivo e corrida de rua, um dos maiores incentivadores e apoiadores foi Marcos Pereira (Iron Man) que deu muitas dicas sobre corrida de rua, e recuperação muscular no gelo (Crioterapia), que sempre ajudou muito na recuperação após os treinos.

Escolha do tênis

No inicio, o seu maior cuidado foi na escolha do tênis certo para corrida de rua, ele sabia que na sua situação de sobrepeso e calçando um tênis com a pisada incompatível, ele poderia prejudicar suas articulações e causar lesões que poderia manter ele afastado das atividades físicas, comprometer essa sua nova fase, e prejudicar seus objetivos que são desafiadores.

Primeira corrida de rua

Sua primeira corrida de rua foi em Julho de 2012, (Family Run 6km – Rio de Janeiro), onde completou a prova andando e correndo em 45 minutos, nada mal para sua primeira corrida, após 2 meses da cirurgia bariátrica!!

Ele queria muito mais, sentiu que era possível melhorar e atingir melhores tempos e maiores distancias. Neste momento ele decidiu desafiar-se, buscou orientação profissional da  Time Assessoria Esportiva, de Brasília. As rotinas de treino foram preparadas de acordo com os desafios que ele estava buscando, sua dedicação nos treinos foi pleno, concluía todos os treinos da planilha.

Agora vai!!

corrida de rua

O prazer pela corrida de rua e atividade física foi tomando conta dos seus dias e os treinos foram melhorando seu condicionamento físico, e até dezembro de 2012 (6 meses após a cirurgia) ele já tinha participado de outras 8 provas (Circuito das Estatções, e provas locais). Em 2013, ficou durante o ano treinando corrida todas as terças, quintas e sábados, além da musculação e natação e também participou de algumas provas, inclusive .

Algumas provas realizadas:

  • Family Run – 5km – Rio – 08/07/12
  • Corrida JK – 10km – Brasília – 22/08/12
  • Revezamento Volta do Lago – 12km – Brasília – 09/06/13
  • 3 Meia Maratona do Rio de Janeiro – 21,1km – Rio – 07/07/13
  • Mizuno 10 milhas – 16km – Brasília – 20/10/13
  • Golden 4 Asics – 21,1km – Brasília – 03/11/13
  • Volta Internacional da Pampulha – 18,6km – BH – 01/12/13
Nutrição
Como você acha que é a rotina alimentar do Fernando? É bem diferente!!!
Por causa da redução do estomago, a quantidade de alimento ingerida deve ser em pequenas porções. Antes de qualquer prova ele precisa iniciar sua alimentação 1 hora e meia antes , intervalado em pequenas porções,  com os nutrientes necessários para o desgaste que o seu corpo vai ter durante a prova. O acompanhamento de um nutricionista é essencial para manter um plano alimentar adequado para os treinos e provas, por exemplo, o plano alimentar dele aos sábados é de 4000 calorias, devido aos treinos de longa distancia.
Benefícios

Os amigos de São Paulo, sempre o conheceram como o gordinho da turma, nas ultimas visitas a São Paulo, seus amigos não acreditaram na mudança. Ele sente que agora ele faz parte do meio, está mais confiante, melhorou a convivência, seu circulo de amizade e convivência social aumentou devido à corrida e atividades físicas que pratica com frequência.

Agora ele é referencia de saúde, força, e dedicação para outras pessoas, inclusive já está inspirando e incentivando outros amigos, e muitas outras pessoas através de sua história de superação e perseverança.

corrida de rua maratona rj 2014

Medidas atuais

  • 11% de gordura
  • Pace:  5:30 min
  • Peso: 85 kilos
  • Altura: 1,88 m
  • Ultima prova realizada: Maratona do Rio de Janeiro tempo: 3:51:10

Próximos objetivos:

  • Golden Four Asics – Novembro/2014
  • Short Triathlon – Fevereiro/2015
Contatos:
– Fernando Martins – Facebook – InstagramRoute777
Acredite, ainda que esteja esgotado.

2º Ciclo de palestras para corredores de rua

ciclodepalestras-bannerAo retirar o Kit da corrida Oral B no Clube Esperia, fui apresentado ao cliclo de palestras para corredores de rua que será realizado entre os dias 11/02/2014 e 15/02/2014, esta é a segunda edição com palestras e mesa redonda com profissionais de Educação Fisica, Médicos, Fisioterapeutas e atletas consagrados.

O 2º Ciclo de palestras para corredores de rua são 05 dias de técnicas e dicas para corrida, com os melhores especialistas do assunto. É um evento gratuito e será em São Paulo, no Clube Esperia, para se inscrever, envie e-mail para [email protected], informando nome completo, data de nascimento, RG, telefone e data(s) da(s) palestra(s) escolhida(s).

Inscrições até 06/02/2014 – Limite de 60 vagas por palestra – Mais informações no telefone (11) 2223-3310.

Calendário:

– 11 de Fevereiro – Terça Feira, 19:30 às 21:00

Mesa Redonda: Atletas de Elite

Debate, perguntas e dúvidas dos corredores relacionados a treinamento, direcionados aos atletas de elite convidados.

Leandro Prates

Atleta especialista em provas de 1500m com as seguintes participações e conquistas pela Seleção Brasileira: Campeão Pan-Americano 1500m – Guadalajara – Mex – Bi-Campeão Ibero-Americano 2010/2012  –  Bicampeão Brasileiro (Troféu Brasil)  – Tri Campeão Sul-Americano milha de rua 2006/2011/2013 Recorde Pessoal: 1500m 3:40:07 Avellino (ITA) 11/06/2008  –  5000m 14:06:14 São Paulo (BRA) 07/08/2011  –  10.000m 30:22:19 Porto Alegre (BRA) 08/05/2004 Equipe: ONG SYMAP

Gilson Miranda

Atleta de corrida de rua da S.E.Palmeiras, com experiência em diversas provas de 21k e 10k, tais como: Campeão Meia maratona de Osaka-JAP 2003  – 1h04’  – Campeão – Meia maratona de São Bernardo do Campo – 2004 – 1h5’27’’  –  Campeão Troféu Corpore Duque de Caxias  –  Bicampeão Corpore Bombeiros 10k 2001/2002  – Tri Campeão Circuito das Estações Adidas 2011 / 2012 / 2013 Equipe: S.E.Palmeiras

Elóia Rosa de Matos

Atleta do Clube Esperia / Dynafit Assessoria Esportiva, com destaque em algumas provas de pista master, tais como: Campeã Mundial Master dos 5000m em Porto Alegre BRA – 2013  – 3ª colocada Mundial Master nos 1500m em Porto Alegre-BRA 2013 – Campeã – Trofeu Brasil Master 1500m e 5000m cat. 45-49 anos 2013. Equipe: Clube Esperia / Dynafit Assessoria  Esportiva.

– 12 de Fevereiro – Quarta-feira, 19h30 às 21h

Deep Running: Corrida na Água

Palestra e treino prático na piscina, uma ótima opção dentro d’água de manter o condicionamento e simular uma corrida no asfalto.

Luciana Falcão

Membro do Curso de Alto Rendimento Esportivo em Natação pelo Comitê Olimpico Brasileiro (C.O.B.) na Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olimpico Brasileiro  – Rio de Janeiro; Especialista em Natação e Atividades Aquáticas – Universidade Gama Filho (2011). Já atuou como Técnica Principal da Equipe Serpram Acquacenter de natação em Alfenas –MG e atualmente trabalha no Departamento de Natação e Atividades Aquaticas do Clube Esperia no âmbito formativo, nas categorias de base da natação competitiva e natação especializadas para Triátlon.

– 13 de Fevereiro – Quinta Feira, 19h30 às 21h

Mesa Redonda: Equipe Multidisciplinar – Aspectos sobre treinamento, Alimentação, Sono, Lesões e Recuperação

Debate, perguntas e dúvidas dos corredores direcionados aos convidados, através dos diferentes pontos de vista dos profissionais da saúde.

Marcos Feitosa

Membro do curso de Alto Rendimento Esportivo em Atletismo pelo Comitê Olimpico Brasileiro (C.O.B.) na Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olimpico Brasileiro – Rio de Janeiro; Técnico de Atletismo IAAF Nivel II (CBAT 1037); Treinador do Atletismo Competitivo Clube Esperia e direto técnico da Dynafit Assessoria Esportiva; Colunista e blogueiro do site “Portal da Educação Fisica”; Técnico dos atletas de fundo – Ivanildo Dias e Francisco Barbosa (Chiquinho). Site: www.dynafit.com.br

Evaldo D. Bosio Filho

Especialista em Fisioterapia Esportiva pela Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva – SONAFE – Pós graduado em Fisioterapia Músculo-esqulética pela irmandade de Misericórdia da Santa Casa de SP – Formação Avançada em Kinesio Taping e Reeducação Postural Global (RPG) – Membro da Associação Internacional de Kinesio Taping – KTAI – Membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva – SONAFE – Membro da Sociedade Brasileira de Reeducação Postural Global (SBRPG) – Diretor Clinico da Prime Fisioterapia Especializada – Fisioterapeuta da Equipe e Assessoria de Corrida Branca Esportes – Consultor e Colunista de diversas revistas e sites voltados as corridas. www.primefisioterapia.com.br

Samira Layaun

Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto. Especialista em Medicina Preventiva e Oftalmologia. Desenvolveu atividades nas áreas de Epidermiologia, Saúde do trabalhador, População e Saúde, Clinica médica. Psiquiatria, Oftalmologia e participou do programa de controle da Hpertensão Arterial e Diabetes do Centro de Saúde-Escola da FMRP-USP. Obteve os títulos de Sanitarista e Oftalmologista por sua atuação com médica residente junto aos Departamentos de Medicina Social e Preventiva do Hospital das Clinicas da FMRP-USP e Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMRP-USP.

Atualmente atende em consultório particular, presta consultoria em saúde e qualidade de vida e apresenta palestras sobre a importância da alimentação, do sono, das emoções e dos exercícios físicos na prevenção e no tratamento de doenças. É praticante de corridas e assina a coluna “Medicina Preventiva” para o site Webrun – www.webrun.com.br

– 14 de Fevereiro – Sexta-feira, 19h30 às 21h

Planejamento e Treino de Velocidade

O corredor conhecerá, na teoria no auditório e na prática na pista de atletismo, quais os tiros e quando utiliza-los, de acordo com sua prova e planejamento do treinador.

Marcos Feitosa

Membro do curso de Alto Rendimento Esportivo em Atletismo pelo Comitê Olimpico Brasileiro (C.O.B.) na Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olimpico Brasileiro – Rio de Janeiro; Técnico de Atletismo IAAF Nivel II (CBAT 1037); Treinador do Atletismo Competitivo Clube Esperia e direto técnico da Dynafit Assessoria Esportiva; Colunista e blogueiro do site “Portal da Educação Fisica”; Técnico dos atletas de fundo – Ivanildo Dias e Francisco Barbosa (Chiquinho). Site: www.dynafit.com.br

15 de Fevereiro – Sábado – 9h às 10h30

Treinos de Caminhada e Corrida em Pista de Atletismo

Palestra e treino prático sobre como começar a correr, quais os diferentes tipos de treinos e como executá-los na pista de atletismo.

Bruno Rinaldo Parente

Graduado em Educação Fisica (FEFISA), Especialista em Treinamento Personalizado e Alto rendimento esportivo (FEFISA); Técnico de atletismo IAAF CBAT Nível I; Treinador do Atletismo Associativo do Clube Esperia.

Entre Altos e Baixos…

altos e baixos

Em agosto de 2011 após passar por um treinamento de liderança, onde algumas atividades eram exercícios e atividades físicas que exigiam do meu corpo, percebi que algumas atividades ficaram difíceis de participar, até então eu estava com 155 Kg,  neste momento pude perceber que estava fazendo tudo errado, precisava melhorar minha condição física, mas não esperava passar por momentos entre altos e baixos.

Saindo de lá, resolvi mudar minha vida e comecei a caminhar devagar nos arredores da minha casa. Logo, senti a necessidade de procurar ajuda de quem entende do assunto e contratei um personal trainner para acompanhamento e orientação para esta nova etapa.

corrida fila night runNeste momento ainda não estava preparado para me livrar definitivamente dos mapas mentais que tinha em relação a atividades físicas, e o principal deles era com relação a academia. Tinha na minha cabeça que odiava academia!

Fazia os exercícios na rua e seguia desta maneira mesmo, nos treinos na rua, aprendi e me identifiquei com uma atividade que gostei de praticar, correr…

Continuei meus treinos com o personal, e depois de 3 meses estava fazendo minha primeira corrida de rua, a Fila Night Run, correndo 5Km.

Nesta altura estava com 127Kg e focado em perder peso, e cada vez mais apaixonado pelas corridas, entrei na febre de participar de todas que seriam possíveis. Perdi mais e mais peso e alcancei os  123Kg.

corrida oral b

Neste momento, senti que precisava de uma assessoria especializada em corridas e encontrei a Lobo Assessoria, no ABC, região que resido, e estes caras me ajudaram muito, melhoraram minha postura,  comecei a fazer alongamentos específicos, minha passada foi corrigida e o tempo na corrida também melhorou , já estava fazendo 5Km em 26 minutos e os 10Km em 54 minutos.

Após 600km corridos, entre provas e treinos, chegou a hora de trocar meu tênis, que me atendia perfeitamente.

Resolvi ir a uma loja e fazer um daqueles testes de Corrida Fila carrefourpisada. Após finaliza-lo, o teste indicou que minha pisada era pronada e aí começou meu problema… Comprei o tênis indicado pelo teste!!!!

Fiz algumas corridas com este tênis e treinava com ele praticamente todos os dias, rapidamente  comecei a sentir as primeiras pontadas na fíbula da perna direita.

Corrida serie delta etapa inglaterraNo começo o gelo ajudava, mas depois a dor persistiu mesmo sem fazer nada. Em 24/04/2012, já no início da lesão da fíbula da perna direita, ainda fui tentar correr na Série Delta – Inglaterra, mas não consegui ir além da metade da prova.

Depois da desistência na série Delta, busquei ajuda para tratar a lesão, na verdade comecei uma maratona de médicos e exames para identifica-la, após uma ressonância magnética veio o diagnóstico – Lesão na Fibula da Perna Direita, aí começou minha peregrinação em médicos e fisioterapeutas.

Durante o tratamento e idas e vindas, conheci o David Homsi, um dos melhores fisioterapeutas esportivos, onde tive o prazer de ser paciente e lá realmente oficializei a besteira que tinha feito, fiz um teste de Baropodometria, onde a conclusão foi: Lesão por esforço na fíbula direita, principalmente por ter usado um tênis para pisada errada, na verdade a minha pisada é neutra!

Depois de longos meses sem poder correr, até sem poder colocar o pé no chão em alguns momentos, curei esta lesão, mas como a vida é muito ingrata  engordei tudo que havia perdido de peso por estar parado e principalmente por não ter fechado a boca!

E um belo dia, em um churrasco com amigos da empresa, pintou aquele futebol e fui jogar. Em uma dividida acabei por ter um entorse no tornozelo esquerdo, o qual estou tratando até hoje.

Entre altos e  baixos, em julho de 2013, tomei uma das mais importantes decisões da minha vida, resolvi entrar de vez no fortalecimento muscular e treinos, e hoje estou com 110Kg de peso após perder 42Kg, e o melhor de tudo, estou na academia treinando forte e voltando a correr. O resultado pode ser comparado na foto abaixo.

42 kilos a menos

Recentemente, adquiri um novo tenis para pisada neutra, estou livre dos mapas mentais que me atrapalhavam (eu gosto de academia sim!) e focado na dieta (com nutricionista), estou fazendo tudo certo para evitar novas lesões e fortalecendo a musculatura para dar suporte ao impacto das corridas.

balance cushionUm companheiro novo que também adquiri foi um balance cushion, onde faço exercícios de equilíbrio e trabalho a musculatura do meu tornozelo e joelho.Esta foi uma indicação das minhas fisioterapeutas que estou usando com frequência e que tem me ajudado bastante.

Espero de alguma maneira contribuir com quem estiver lendo este relato, pois é muito importante saber qual o tipo de pisada correto, escolher o tênis certo para corrida, fazer fortalecimento muscular, seguir as orientações do seu treinador, evitar excessos e sempre conversar com outros corredores que tenham mais experiência nas corridas, sempre com o objetivo de para evitar lesões iguais ou piores que as minhas.

Julio Dezan

Um corredor de rua apaixonado pelas corridas, que não quer mais sofrer parado por causa de lesões.

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