Quando trocar o tênis de corrida?

quando trocar o tênis de corrida

Uma das duvidas dos atletas de corrida de rua é saber quando trocar o tênis de corrida. Eu sei, é difícil aposentar o velho companheiro que pegou chuva, sol escaldante, poeira, fumaça e outros desafios que passaram juntos, mas o tênis tem um limite de uso e precisamos saber qual é a hora de aposenta-lo.

Saber quando trocar o tênis de corrida ajudará a prevenir dores nas pernas e lesões, pois a degradação do amortecimento, a absorção de impacto, estabilidade e elasticidade são reduzidas conforme o tempo de uso. As condições climáticas e ambientais no qual o tênis foi submetido (água, sol, temperatura) também contribuem para a degradação.

Os tênis ainda não tem um indicador mágico que mostre qual é a hora de troca-lo (seria ótimo se existisse isso), a maioria dos fabricantes, indicam que o tênis pode ser usado entre 600 a 700 quilômetros em corridas, no entanto o uso casual do tênis no dia a dia pode comprometer a proteção do tênis para o atleta.

Seria bem bacana se os APP’s  para corrida (Runkeeper, Endomondo, Nike + Running, Garmin Connect, Strava) tivessem uma opção para incluir o tênis que foi usado nos treinos ou corridas, eles também poderiam incluir um alarme no APP avisando ao atleta que a vida útil do tênis está chegando ao fim.

Como ainda não tem essa opção nos APP’s, vamos ao tradicional, marque em uma planilha qual foi a data de compra do tênis, quando começou a usa-lo, datas de treinos e corridas que ele foi usado. Outra dica é marcar as datas nos APP’s de corrida que a maioria dos atletas usam, talvez em algum campo de observação, com toda quilometragem contabilizada, fica fácil fazer um levantamento de quantos quilômetros já foram percorridos com o tênis.

Para os atletas que não querem marcar na planilha os treinos e corridas em que o tênis foi usado, fizemos uma tabela onde o atleta poderá prever o tempo de troca do tênis de acordo com o perfil de treinamento e corrida do atleta, com a tabela é só saber qual foi a data de compra do tênis e fazer uma previsão de troca de acordo com o perfil de treinos e provas semanais.

tabela quando trocar o tenis de corrida

Quando decidir troca-lo, consulte sempre as dicas para escolher o tênis certo.

O que fazer com o tênis usado?

Lembre-se, a troca do tênis é preventiva, alguns tênis dependendo do seu uso, podem durar  mais do que foi sugerido pelo fabricante, então, porque não doa-lo?

O projeto “Seu Tênis não pode parar” fundado por Joaquim Cruz, medalha de ouro nos jogos olímpicos de 1984, e a Corpore Brasil aceitam doações  dos tênis velhos,  eles fazem uma avaliação e doam para atletas iniciantes que não tem recursos financeiros para comprar tênis novos, neste caso vale a pena saber que o seu velho companheiro vai continuar correndo e ajudando outro atleta, talvez até se cruzem em alguma prova!!!

Quando trocar o tênis de corrida? was last modified: agosto 2nd, 2016 by Paulo Rodrigues

Last updated by at .

Sobre Paulo Rodrigues

Paulo é atleta amador que adora corrida de rua e ciclismo, trabalha com tecnologia da informação e começou a escrever sobre corrida para compartilhar dicas com outros atletas.

Mais sobre Paulo em:
Google+

25 comentários sobre “Quando trocar o tênis de corrida?

  1. No Nike e o Strava tem como cadastrar os tênis que são usados e ele vai marcando a quilometragem, sempre usei, só agora que estou com Garmin e que passei colocar em uma tabela de treinos no excel.

    1. Olá Fábio, obrigado pela contribuição. Não sabia que o Nike e o Strava já tinham essa opção, vou corrigir o artigo. Abraços e boas corridas!!

      1. O Garmin Connect incluiu também essa opção. E dá para cadastrar treinos anteriores também. No meu caso, meu Nimbus está com 267 km 🙂

  2. Pingback: Anônimo
  3. Oi … Uso o nike + running e há uma campo para registrar como foi sua corrida, seu estado físico, tipo de solo, estado do tempo, e também o tênis. Você pode registrar vários tênis e eles ficam salvos, dai basta clicar no tênis que usou e ele vai somando a quilometragem de todas as corridas desde que você entrou no site para cada tênis. Adoro … É um programa bem dinâmico e me estimula muito a correr. 🙂

    1. Olá Emy, ótimo saber disso, parece ser bem avançado mesmo, vou aproeitar e atualizar o artigo. Obrigado e ótimas corridas!! 🙂

    1. Obrigado Kim, Realmente colocaram uma aba nova no connect que dá pra registrar os tênis e acompanhar o uso de cada um nos treinos e corridas. Ajudará muito!!!

  4. Hoje tem vários aplicativos que vc pode marcar quantos km vc corre com cada tênis. Vc cadastra os tênis, inclusive com foto e fica muito mais fácil de marcar por lá. O que eu uso se chama “shoedometer”.

  5. O app Runtastic tbm vai somando quantos km vc percorreu e tem a opção de marcar qual tênis vc ta usando..

  6. olá tenho um tênis wave creation 14 que comprei a uns 2 anos e usei uma unica vez, o tênis esta novo, porém quero voltar a correr e me surgiu a seguinte duvida.

    esse tênis pode ser usado? o fato de ter ficado 2 anos sem usar prejudica em algo no caçado?

    grato pela atenção

    1. Olá Eduardo, obrigado por entrar em contato!
      O material dos tênis de corrida perdem as propriedades de amortecimento e suporte mesmo sem uso.
      Com certeza após 2 anos essas propriedades foram perdidas, minha sugestão é não arriscar e adquirir um novo.
      Aproveite para ver nossas dicas para escolher um novo tênis.
      Grande abraço e boas corridas.

  7. Olá, Paulo. Você não citou, mas o adidas micoach é um ótimo aplicativo e tem a função de marcar a quilometragem dos tênis. Acho que foi o primeiro, porque eu o utilizo desde 2010 e naquela época já tinha essa função.

  8. Adidas MI Coach, tem a opcao de acompanhar os tenis usados, se pode cadastrar e depois na hora H identifica o modelo do treino.

  9. Complementando, após a corrida os dados sao atualizados automaticamente. no caso aparece o nome do tenis e sua quilometragem.

  10. ok, mas eu faço o controle ou lanço no app. Assim, tenho a qtde de km que corri. Mas qual a capacidade ou limite de km que devo considerar para trocar o tenis?

    1. Adilson, esta informação está no texto, inclusive tem até uma tabela que pode orienta-lo sobre previsão de troca do seu tênis.

      Ótimos treinos.

  11. O miCouch da Adidas te permite cadastrar os tênis e te avisa como ele acha que esta de acordo com a quilometragem percorrida…

  12. Eu possuo um nike flex experience RN2, um tenis amador, mas legalzinho, rsrs…eu ja sei que esta na hora de trocar pois nos ultimos 200km ele vem me deixando com bolhas e alguns “cascões” no pé kkkk! já corri mais de 2000km com ele, mas o complicado é sobrar grana pra comprar um tenis, ainda mais que recentemente peguei um relogio(e semi novo ainda) para monitorar minhas corridas..

  13. O Runkeeper também dispõe de monitoramento do tênis e te avisa quando chegou a hora de aposentá-lo. A durabilidade é determinada pelo usuário.

  14. Meu Asic Kayano já percorreu mais de 4.200 km, sei que exagerei e ele já esta bem acabado, mas mesmo assim aos 3.000km ele ainda estava perfeito. Corro cerca de 400 km por semana, se fosse pelas recomendações teria que trocar em dois e dois meses.

O que você achou deste post?