Começar a correr – 6 dicas para iniciar certo

começar a correr dicasComeçar a correr e poder completar uma maratona é o sonho de muitos que estão começando a praticar corrida. Então, se você é um corredor iniciante e gostaria de se preparar para atingir o primeiro marco dos 5km e participar das suas primeiras provas, aqui vão dicas práticas de como começar a correr e alcançar seus objetivos:

1. Faça uma avaliação médica

Não é porque começar a correr é fácil que você pode descuidar da sua saúde. Antes de iniciar o treinamento é importante consultar o médico e fazer uma avaliação física detalhada. Assim você aproveita todos os benefícios da atividade sem riscos!

2. Invista em bons pares de tênis

Escolher o tênis adequado para começar correr também é essencial, já que uma decisão errada pode prejudicar o seu rendimento e até mesmo provocar lesões. Um bom par de tênis precisa não só ser confortável e flexível, como também levar em conta o seu tipo de pisada, que pode ser pronada, supinada ou neutra.

As roupas para correr também precisam ser confortáveis. Nada de peças apertadas ou pesadas! Procure usar tecidos leves e macios. E precisando aqui tem dicas de
como mantê-las sempre novas, tais como tirar ferrugem da roupa e remover outros tipos comuns de mancha.

Começar a correr do zero e alcançar os 5 km

3. Tenha uma planilha de treinamento

Um treino bem preparado faz toda a diferença para começar a correr. Por isso, além da consulta com o médico e dos pares de tênis adequados, você também precisa de uma planilha de treinamento para que os seus esforços surtem efeito e você consiga atingir seus objetivos dentro do tempo estipulado.

No site do Globo Esporte tem uma planilha de treinamento para correr 5km em 8 semanas preparada por professores de Educação Física com sugestões de atividades para três treinos semanais. Ela foi elaborada pensando em pessoas que nunca se exercitaram.

Contudo, se você deseja um treino personalizado, vale consultar um profissional de Educação Física, que vai levar em consideração fatores como a sua condição física, metas, tempo e objetivos, entre outros, uma dica bacana é o App para treinos de corrida – Sourun.

4. Respeite o período de descansocomeçar a correr iniciante

Tão importante quanto o treino é dar tempo para que o seu corpo possa se recuperar dos exercícios. Treinar todos os dias não vai fazer com que os resultados cheguem mais rapidamente, pelo contrário, já que você pode acabar se lesionando. O descanso faz parte do treinamento! Portanto, atenha-se sempre à sua planilha de treinamento.

5. Cuide da sua alimentação

Beber bastante água e ter uma alimentação balanceada é essencial para você obter uma boa performance esportiva. Portanto, beba pelo menos dois litros de água por dia, nunca treine de estômago vazio e coma muitas frutas e verduras. Quanto mais variada a dieta, melhor! Evite, contudo, frituras e bebidas alcoólicas em excesso.

6. Mantenha-se motivado

Existem diversos aplicativos bacanas para celular que podem ajudar você a monitorar trajetos, distâncias, ritmo, tempo, calorias gastas e uma infinidade de outras informações para que você possa acompanhar as suas conquistas. Uns dos melhores apps são o Nike Running, o Runkeeper entre outros Apps para corrida.

Outra maneira de se manter motivado é se dando pequenos mimos sempre que atingir as metas estabelecidas no plano de treinamento. Que tal um relógio que monitora os seus batimentos cardíacos ou roupas de corrida bacana? E se num descuido alguma coisa manchar os seus trajes novos, é só conferir as dicas que demos acima de como tirar ferrugem da roupa e outros tipos de manchas comuns.

Você conhece outras dicas para começar a correr e atingir a marca dos 5km? Compartilhe as suas experiências!

Começar a correr – 6 dicas para iniciar certo was last modified: outubro 30th, 2016 by Paulo Rodrigues

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Sobre Paulo Rodrigues

Paulo é atleta amador que adora corrida de rua e ciclismo, trabalha com tecnologia da informação e começou a escrever sobre corrida para compartilhar dicas com outros atletas.

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